Lentes de contato:

As lentes de contato são utilizadas nas mais diversas situações. Contudo, sua adaptação é um ato que deve ser realizado por um médico oftalmologista, que avaliará o caso e indicará a lente mais adequada para cada paciente. Pode ser necessária a realização de exames complementares na adaptação, como a topografia corneana ou até mesmo a tomografia de córnea. Se for realizada uma boa adaptação e um segmento adequado do paciente, o uso de lentes de contato é extremamente seguro para os olhos.

Os principais tipos de lentes são:

LENTES GELATINOSAS
São fabricadas com material flexível com alta absorção de água e permeabilidade ao oxigênio do ar. São extremamente confortáveis e podem ser utilizadas para prática esportiva.

LENTES TÓRICAS
Também gelatinosas, são indicadas para correção de astigmatismo. Contudo, nem todos os pacientes com astigmatismo conseguem uma correção satisfatória com essas lentes.

LENTES MULTIFOCAIS
São lentes gelatinosas que realizam correção tanto para longe quanto para perto.

LENTES RÍGIDAS
São lentes de consistência semi-flexível e de tamanho menores que a córnea. Atualmente, são mais utilizadas em pacientes com alto grau de astigmatismo ou com ceratocone.

LENTES ESCLERAIS
São lentes de material semelhante as lentes rígidas, mas com tamanho que englobam toda a córnea. Possuem uma ampla gama de indicações, como pacientes portadores de baixa da acuidade visual que não melhoram com o uso de óculos e nem com o uso das lentes de contato rígidas corneais, além de ceratocone, alta miopia e olho seco.

LENTES TERAPÊUTICAS
São lentes para o tratamento diversas doenças da superfície ocular. São úteis para reduzir a dor; proteger a córnea; facilitar e manter a cicatrização epitelial; restaurar a câmara anterior e liberar medicamentos na superfície ocular.