Os olhos humanos começam a se desenvolver ainda na gestação e seguem sofrendo alterações para o resto da vida, apesar de alcançar a maturidade da visão já aos 10 anos de idade. Desta maneira, o médico especialista em oftalmologia infantil, deve estar presente na vida de uma criança desde seu nascimento.
Achou um exagero? Então saiba que é justamente durante a infância, quando o corpo está se desenvolvendo, que uma série de doenças nos olhos costumam ser precocemente diagnosticadas. Por isto, é tão importante fazer o acompanhamento em um especialista em oftalmologia infantil.
O médico especialista em oftalmologia infantil é o responsável por cuidar da saúde ocular das crianças, diagnosticando problemas e oferecendo soluções de tratamento. O primeiro exame de vista costuma ser feito pelo pediatra que acompanhou o parto.
O famoso teste do olhinho serve para detectar problemas oculares congênitos como:
Você sabia que é normal que nos primeiros meses da vida de um bebê sua visão seja um pouco borrada por conta da imaturidade do cristalino. Apenas aos 5 anos a criança enxergará como um adulto.
O que não é comum é o bebê ter nos olhos um reflexo esbranquiçado, ao invés do vermelho. Entre as motivações disto estão duas doenças:
Ambas, quando diagnosticadas precocemente, ou seja, até os três meses de vida do bebê, têm boas chances de tratamento.
Veja a seguir algumas dicas sobre como escolher o melhor especialista em oftalmologia infantil.
Alguns pontos devem ser considerados pelos pais ao escolher o profissional que cuidará da saúde ocular dos filhos. O primeiro deles, claro, é a formação na especialidade.
Depois disto é importante observar se o médico especialista em oftalmologia infantil sabe e gosta de lidar com crianças, porque convenhamos, a visita ao médico, normalmente não é o passeio mais agradável para os pequenos, portanto, se o profissional lidar bem com eles a tarefa fica menos árdua, tanto para crianças quanto para os pais.
O espaço também deve estar preparado para receber as crianças, com atrativos que distraiam sua atenção e tornem os exames mais fáceis.
Um médico especialista em oftalmologia infantil sabe que os tratamentos para crianças diferem dos aplicados em adultos e que ao longo dos processos tudo deve ser pensado para preservar ou melhorar a saúde dos pequenos e, ao mesmo tempo, oferecer soluções que facilitem a vida dos pais.
Em suma, tenha uma atenção especial na hora de escolher o oftalmologista que cuidará da saúde ocular de seu filho e visite-o com a frequência recomendada.
Normalmente o primeiro encontro com o especialista em oftalmologia infantil é feito nos primeiros meses do bebê. Nesse período o médico fará exames para avaliar:
Essa visita ao especialista em oftalmologia infantil, ainda no início da vida, é fundamental para a detecção de problemas de má formação.
Depois disto, caso não haja a detecção de nenhuma alteração na visão do bebê, as visitas ao especialista em oftalmologia infantil deverão seguir uma periodicidade pré-determinada pelo médico.
A ideia é a avaliar se o desenvolvimento da criança segue os padrões normais.
Caso alguma anormalidade seja detectada, o especialista fará exames e havendo necessidade indicará quais as melhores opções de tratamentos.
Entre os objetivos a prioridade será: Tratar o que for possível até chegar a cura;
Como podem ver existe mil e um motivos para procurar um médico especialista em oftalmologia infantil.
Em Americana, a Visium Oftalmologista conta com uma equipe médica composta por profissionais com ótima formação em oftalmologia infantil prontos para atender os pequenos pacientes com muito carinho e competência.
Na Visium é possível agendar consulta até por WhatsApp. Consulte-nos!
Nenhum comentário nesse post, seja o primeiro a comentar.
Deixar um comentário